Por que mesmo com tanta informação o desfralde ainda é um desafio para as famílias? 

O desfralde pode ser um processo desafiador para muitas famílias, mesmo com informações sobre a importância de respeitar o tempo da criança.

Alguns aspectos que podem prejudicar o desfralde:

 – Pressão social: A pressão social para que as crianças sejam desfraldadas em uma certa idade pode levar a expectativas irreais e estresse.

-Comparações: Fazer comparações com outras crianças ou acelerar o processo para que a criança desfralde antes do tempo, pode acarretar problemas futuros e atrasar esse marco do desenvolvimento.

 – Dificuldade em reconhecer os sinais: A dificuldade em reconhecer os sinais de que a criança está pronta para o desfralde pode levar a tentativas prematuras.

Neste ponto destaca-se ter capacidade de reconhecer o xixi e o cocô, ou seja, usar alguma palavra para fazer referência, apresentar desconforto com as fraldas, ter habilidades motoras suficientes para andar e sentar com apoio, ter curiosidade com o uso do banheiro e ou penico entre outras.

-Resistência da criança: Algumas crianças podem resistir ao desfralde devido a medo, ansiedade ou simplesmente porque não estão prontas.

-Aspectos emocionais: Questões emocionais da criança ou da família como um todo, podem retardar o processo de desfralde.

Assim podemos entender que o processo de desfralde é uma etapa que requer atenção, cuidado e bom manejo por parte da família para que a criança tenha suficiente enlace de aspectos físicos e psicológicos.

Respeitar o tempo da criança é fundamental! Não force a criança a ser desfraldada antes de estar pronta. Ofereça apoio e encorajamento durante o processo.

Tenha paciência, o desfralde pode levar tempo e não se desespere com acidentes.

Lembre-se de que cada criança é única e pode ter necessidades e ritmos diferentes. Com paciência, consistência e apoio, o desfralde pode ser um processo bem-sucedido que refletirá no bom desenvolvimento da saúde mental futura.

Na dúvida ou na necessidade de rede de apoio profissional para este processo, busque auxílio psicológico.

 

Fernanda de Borba Corrêa

Psicóloga, CRP 07/28252

Integrande Núcleo Essencial Cuidado Materno Infantil

Núcleo de Avaliação Psicológica – Crianças com supeita de TEA e outros risco no desenvolvimento

Psicodiagnóstico Clínico

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Assine e receba novos artigos em seu email

Não gostamos de spam. Respeitaremos sua privacidade.

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.