Consultoria para Empresas e Escolas

  • Programa Attentive – Consultoria 

O presente programa procura atender uma demanda crescente de atenção e cuidado com a saúde mental. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que, no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade e isto tem colocado o país no topo do ranking mundial. Considerando ainda que estamos lidando com as sequelas no campo da saúde mental que agravaram os casos de depressão 27,6% no mundo apenas em 2020.

A OMS lançou um plano de ação com algumas recomendações frente a esta outra ‘epidemia’ que afeta a qualidade de vida, prejudica o convívio familiar e profissional.

As iniciativas de atenção e cuidado em saúde física e mental também diminuem o número de faltas e rotatividade dos funcionários ou abandono de alunos nas escolas.

Além das alarmantes questões ligadas à ansiedade, síndrome do pânico, depressão, transtorno afetivo de humor, irritabilidade, uso abusivo de substâncias químicas e uso nocivo de álcool, o burnout  tem se propagado e passou a fazer parte do nosso vocabulário em empresas e escolas.  

O burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, foi classificado pela Organização Mundial da Saúde como esgotamento fruto do estresse crônico no local de trabalho que não foi administrado com êxito. Uma pesquisa feita pela Internacional Stress Management Association, em 2019, apontou que 32% da população mundial economicamente ativa enfrentava o problema. A síndrome poderá estar ligada ao estresse, alta demanda, responsabilidade excessiva e competitividade no ambiente de trabalho.

É urgente que possamos aplicar iniciativas de cuidado e atenção a saúde mental em empresas e escolas.

 

  • Objetivos do Programa Attentive

Promover e desenvolver na empresa o cuidado com saúde mental através dos seguintes objetivos específicos: 

  • auxiliar na formação de lideranças capazes de identificar sinais de alerta para comportamento de risco e capacitar para manejo de tais situações;
  • auxiliar as lideranças na melhor condução de encaminhamentos, quando identificados por estes;
  • desenvolver habilidade de “escuta” dos líderes sendo o primeiro agente de encaminhamento para uma tratamento;    
  • desenvolver na equipe a consciência sobre a sua responsabilidade e importância como agente promotor de saúde mental;
  • desenvolver na equipe a receptividade frente a necessidade de procurar ajuda;
  • desenvolver junto a todos os colaboradores uma novo paradigma frente a saúde mental desmistificando o estigma social;
  • promover comportamentos de atenção e cuidado com a saúde mental entre os colaboradores e desenvolver atitudes de multiplicadores em seus ambientes familiares e sociais.

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.