O atendimento clínico baseia-se na visão integral e humanizada do ser humano, desta forma, as hipóteses diagnósticas e a terapia fonoaudiológica estão norteadas pelos pressupostos fisiológicos e de abordagem global no desenvolvimento infantil.
Na intenção de contemplar a amplitude e a diversidade de nossas ações, abaixo apresentamos a possibilidade de atuação e acompanhamento fonoaudiológico em todas as etapas do desenvolvimento infantil:
Etapa 1 – Ciclo Gravídico – Puerperal :
Atendimento voltado ao acompanhamento fonoaudiológico das gestantes a partir de 4 meses de gestação até os primeiros dias de vida do bebê. Enfoque na saúde e vínculo materno-infantil. As orientações fonoaudiológicas visam promover o aleitamento materno, o processamento auditivo, a linguagem, a motricidade orofacial (coordenação sucção – respiração – deglutição), o desenvolvimento neuropsicomotor e a prevenção de diversos aspectos tais como: refluxo gastroesofágico, atrasos no desenvolvimento, engasgos, alterações dentárias, dificuldades respiratórias, de sono, de alimentação e demais alterações que podem comprometer a qualidade de vida do recém-nascido e da recém-mãe.
Etapa 2 – Introdução Alimentar:
Trabalho fonoaudiológico que objetiva orientar e direcionar as habilidades orais necessárias para a coordenação da mastigação, deglutição e respiração, evitando engasgos nesta fase em que o bebê começa a comer alimentos que complementam o aleitamento materno.
Etapa 3 – Após 2 anos de idade:
Neste período fique atento à trocas de sons na fala, trocas de letras para escrever, fala que ninguém entende, dificuldade na alfabetização, ronco ao dormir, gagueira, ter língua presa, mastigar alimentos de boca aberta, estar em tratamento ortodôntico, ruído para engolir líquidos e outros sintomas
Agende um horário e faça sua triagem!