Avaliação Psicológica
Oferecemos avaliação psicólógica focada em:
O que é uma Avaliação Psicológica?
Uma avaliação psicológica é um processo complexo e abrangente realizado somente por um psicólogo com o objetivo de investigar e compreender diversos aspectos do funcionamento psicológico de um indivíduo ou grupo.
Objetivos da Avaliação Psicológica:
A avaliação psicológica pode ter diversos objetivos, dependendo da demanda e do contexto em que é realizada. Alguns dos principais objetivos são:
- Diagnóstico: Identificar a presença de transtornos mentais ou dificuldades psicológicas, auxiliando no planejamento do tratamento.
- Orientação: Orientar o indivíduo em relação a escolhas profissionais, desenvolvimento pessoal ou outras questões específicas.
- Prevenção: Identificar fatores de risco para o desenvolvimento de problemas psicológicos e propor intervenções preventivas.
- Avaliação de habilidades e competências: Avaliar capacidades cognitivas, habilidades sociais ou outras competências específicas, como em contextos de seleção de pessoal ou avaliação neuropsicológica.
- Acompanhamento terapêutico: Monitorar o progresso do paciente durante o tratamento psicológico e ajustar as estratégias de intervenção.

Psicodiagnóstico
É uma avaliação psicológica realizada com propósitos clínicos e de diagnóstico, na qual o psicólogo utiliza estratégias técnicas para encontrar respostas e investigar problemas.
Pode ser solicitado por um médico clínico, neurologista, psiquiatra, geriatra ou mesmo pediatra para auxiliar no diagnóstico diferencial de dificuldades com a atenção, depressão, dificuldades cognitivas e etc.
Os recursos utilizados nos psicodiagnósticos e avaliações psicológicas são métodos e instrumentos de uso específico do psicólogo, tais como: entrevistas clínicas e testes e escalas validados pelo conselho de psicologia.
Somente o psicólogo é o profissional habilitado para fazer uso de testes psicológicos.
O próprio paciente também pode solicitar um psicodiagnóstico, para isto converse com seu psicólogo e veja a melhor indicação.

Avaliação Neuropsicológica
A neuropsicologia é uma área de interface entre a Psicologia e a neurologia, que estuda as relações entre o sistema nervoso central, as funções cognitivas e o comportamento humano.
O neuropsicólogo é um profissional especializado que utiliza diferentes instrumentos padronizados, métodos e técnicas para investigar tanto o funcionamento normal, como possíveis alterações e disfunções do sistema nervoso. Frequentemente, atua no âmbito da pesquisa e da prática clínica, com foco na investigação e tratamento.

Avaliação pré-cirúrgica
Entendendo que o ser humano é muito mais do que um corpo físico, o atendimento integral à saúde é indiscutível, tornando imprescindível a presença de diversos profissionais que venham a contribuir para um atendimento efetivo na área da saúde. As (os) Psicólogas (os) têm sido solicitados a oferecerem sua contribuição ao contexto da cirurgia bariátrica, assim como há Psicólogas(os) que atuam em transplantes ou cirurgias de maior porte. Também nas cirurgias de redesignação de sexo, laqueadura e vasectomia está prevista a Avaliação Psicológica prévia ao procedimento.
Todo candidato à cirurgia deve ser avaliado psicologicamente para investigar quais os recursos psíquicos de que poderá dispor para o enfrentamento das dificuldades advindas dessa cirurgia, tais como a modificação rápida e drástica da imagem corporal, a modificação do estilo de vida, a reeducação alimentar necessária, os prejuízos de saúde advindos da cirurgia (possíveis intolerâncias alimentares, vômitos constantes, anemia, reposição de vitamínicos ou outros).

Orientação Profissional
Este é um trabalho que poderá ser realizado individual ou em grupo. E busca auxiliar a quem procura ajuda para passar pelo processo da escolha profissional da melhor maneira possível. O trabalho de Orientação Profissional (OP) não irá dar respostas prontas a quem está fazendo escolhas importantíssimas em sua vida, mas auxiliará que o sujeito possa fazê-las. Às vezes pode-se chegar ao resultado de que o adolescente está imaturo para escolha, outras vezes, o participante consegue finalizar processos que já estavam amadurecendo em sua mente e precisava só mais um detalhe de todo o processo. “Cada pessoa é uma pessoa!”
Escolher é um trabalho emocional importante na vida de todas as pessoas e nem sempre o jovem estará pronto para viver este momento. Quando se trata de escolha profissional encontramos algumas questões especialmente difíceis. Por exemplo, a idade que muitos adolescentes prestam o vestibular poderá dificultar e criar uma exigência a mais, em escolher uma profissão, quando ainda o jovem poderá estar tentando construir o “EU SOU”.
São tantas questões que o adolescente encontrará, nesta fase de vida para pensar e elaborar, que a escolha profissional poderá ficar confusa e difícil. Outras vivências passadas, ainda em aberto, poderão voltar à superfície e tornar o processo de escolha muito complexo.
Com ajuda de um psicólogo, o adolescente ou adulto jovem, enfrentará melhor seus desafios da escolha profissional como também o vestibular e Enem.
Procure ajuda, agende uma entrevista pelo whatsapp da clinica.

Avaliação de Bebês com Risco Autismo
A avaliação de risco de autismo pela perspectiva psicanalítica foca em aspectos do desenvolvimento infantil que podem indicar vulnerabilidades na constituição psíquica da criança, as quais, em alguns casos, podem estar associadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A psicanálise busca compreender a subjetividade da criança, suas dificuldades na interação social e comunicação a partir de uma escuta clínica atenta.
Indicadores observados pela psicanálise na avaliação de risco de autismo:
- Falhas na constituição do laço social: Dificuldades em estabelecer contato visual, em responder ao chamado pelo nome, em demonstrar interesse por outras pessoas, especialmente os pais ou cuidadores. A criança pode apresentar um isolamento mais intenso e uma aparente indiferença ao outro.
- Alterações na comunicação e linguagem: Atraso no desenvolvimento da fala, ecolalia (repetição de palavras ou frases), dificuldade em compreender e usar a linguagem com função simbólica, ou seja, para além do seu sentido literal. A criança pode apresentar dificuldades em expressar suas necessidades e emoções.
- Perturbações no desenvolvimento corporal e da motricidade: Presença de estereotipias motoras (movimentos repetitivos como balançar o corpo, bater as mãos), alterações no tônus muscular, dificuldades de coordenação motora e uma relação peculiar com o próprio corpo, como um interesse excessivo por partes específicas ou uma aparente falta de reconhecimento do mesmo.
- Relação com objetos: Um interesse restrito e intenso por objetos específicos, com um uso repetitivo e não funcional dos mesmos. A criança pode apresentar dificuldade em brincar de forma simbólica, ou seja, utilizando a imaginação para criar situações e personagens.
- Angústia e defesas: A criança pode manifestar angústia intensa diante de mudanças na rotina ou em situações novas, apresentando reações de choro, irritabilidade ou agressividade. Mecanismos de defesa como o isolamento e a repetição podem ser observados como tentativas de lidar com essa angústia.
Complementaridade com outras abordagens:
É importante ressaltar que a avaliação psicanalítica deve ser complementada com outras abordagens diagnósticas. O trabalho em conjunto de diferentes profissionais, como psicanalistas, neuropediatras, osteopatas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais é fundamental para um entendimento global da criança e para a elaboração de um plano de intervenção adequado.

Seleção de Pessoal
O processo de seleção de pessoas busca encontrar candidatos que estejam de acordo com as exigências da empresa e do cargo, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho de pessoal. Realizamos reuniões com áreas de interesse para análise do perfil da vaga, dinâmicas de grupo, entrevistas, aplicação de testes psicológicos e reunião de devolução do laudo.
Assessment
Solução desenvolvida para empresas que já possuem os talentos potenciais e têm o interesse em avaliá-los através de uma Consultoria especializada em avaliações. Realizamos reuniões com as áreas de interesse, entrevistas, aplicação de testes psicológicos e reunião de devolução do laudo.
