Quando as emoções não são pensadas, o corpo fala!

Resenha sobre os encontros da equipe multidisciplinar da Clínica  Referencial Psicológico

No segundo encontro do núcleo Essencial Cuidado Materno Infantil com a nutricionista Ângela Nicolosso abordamos a relação mente e corpo. Este encontro foi muito rico em entendimentos possíveis sobre como os pacientes chegam,tanto para psicólogos, fonoaudiólogos como para nutricionistas.

Você sabia que as emoções procuram formas de se expressar? E que precisamos acolher e traduzir o que sentimos?

Quando as emoções não são pensadas, o corpo fala. E fala como? Pode falar através de sintomas como dores, tremores, diarréias, falta ou excesso de apetite, insônia ou sono excessivo.

As emoções que ficam “guardadas” dentro da pessoa exercem uma “força” e precisam ser “digeridas” mentalmente.  Se não sofrerem essa digestão psíquica, através da palavra, o corpo irá manifestar-se. Colocar em palavras não é somente desabafar, mais que isso, é compreender, acolher e pensar o que está acontecendo naquele momento de sua vida.

Quem nunca sentiu uma intensa dor de cabeça após enfrentar um dia cheio de problemas no trabalho? Ou então, sentiu diarreia antes ou após enfrentar uma situação nova, inesperada?

E nem sempre é possível identificar de imediato qual emoção ou questão está ligada diretamente à determinado sintoma. As ligações entre emoção e sintoma não são tão simples. Por vezes, a própria pessoa não consegue fazer sozinha essa ligação, e o profissional de saúde precisa auxiliar o paciente neste processo. Contudo, sempre é bom lembrar, que em alguns casos de pacientes em tratamento nutricional, pode haver indicação para um atendimento psicológico complementar.

A psicoterapia auxilia o paciente a refazer o caminho e compreender o que está acontecendo. Portanto, é importante ouvir os sinais que nosso corpo nos dá. Nem tudo é físico, o psíquico atua de forma muito importante e presente em grande parte das situações.

Da mesma forma, quando o paciente de psicoterapia chegar com sintomas físicos importantes relacionados a questões nutricionais, como síndrome do intestino irritável, questões de sobrepeso ou seletividade alimentar, o tratamento amplo vai incluir outros profissionais e o psicólogo deve encaminhar para esta avaliação nutricional.

Assine e receba novos artigos em seu email

Não gostamos de spam. Respeitaremos sua privacidade.