A Referencial Psicológico preparou um novo grupo de estudo: Por que Freud?
Pensando na ideia de compartilhar com vocês o que pensamos para este momento, entrevistamos a Psicóloga, Especialista em Psicoterpia Psicanalítica Angela Dutra para contar para nós sobre este novo grupo.
Cristiane Vieira – Psicóloga da Referencial Psicológico:
Angela, obrigada por aceitar o convite para montarmos este grupo de estudo, conta para nós ” Por que Freud hoje? Ainda precisamos estudar este autor?
Angela Dutra- Olá, responder a essa pergunta é, também, explicar o porque do Grupo chamar-se “Por que Freud”.
Vivemos uma época de tantos incrementos, em todas as áreas do conhecimento humano, não só na Psicologia, que é quase impossível não termos que escolher leituras entre tantas opções. As novas idéias, teorias consolidadas e as novas possibilidades de ideias nos encantam, tanto na teoria quanto na técnica, mas fazer escolhas são necessárias, pois não teríamos condições de abarcar tudo.
Mas tudo o que dispomos hoje, e que teve o seu começo em muitos lugares e em diferentes épocas, tem em Freud o especial expoente.
Ele conseguiu não só traduzir numa obra vastíssima as suas idéias, como também abriu caminho para questionamentos e novas descobertas, que seguem acontecendo.
Freud é referência e estudar esta referência é fundamental.
Cristiane Vieira para Angela: Por que algumas pessoas acham difícil estudar Freud?
Angela Dutra: Talvez um depoimento possa ajudar.
Eu tive os primeiros contatos com a sua obra durante a graduação e sigo estudando até hoje, e lá se vão alguns anos. Ainda me surpreende o quanto as suas idéias despertam o desejo de conhecer mais, como se estudá-lo fosse uma tarefa inesgotável.
A compreensão das suas idéias não é algo simples, mas só se permitindo debruçar sobre elas poderemos saciar o desejo de conhecê-las e nos encantarmos.
Cristiane Vieira para Angela: E quais os textos escolhidos para esse início?
Angela Dutra: Fiz uma escolha cronológica, com o intuito de conhecer as suas idéias mais importantes no seu nascedouro.
Textos:
Comunicação Preliminar (1893)
As Neuropsicoses de defesa (1894)
Obsessões e Fobias (1895)
Sobre os fundamentos para destacar da neurastenia uma síndrome específica denominada “Neurose de Angústia” (1895)
Cristiane Vieira: Bem Angela, estamos felizes com este novo espaço de estudo que abrimos e felizes de estar contigo. Convidamos a todos que se aventurem a conhecer Freud e pisar firme nesta caminhada de tolerância ao estudo que a psicanálise nos coloca e desacomoda. Sempre tem algo a mais para pensar. Mas, como tu disseste, conhecer Freud é indispensável.
Angela Dutra: Estou muito feliz com o convite, acredito que serão otimos momentos de estudo. Aguardo vocês.
Inscreva-se no grupo aqui