Dia 27 de Agosto, Dia do Psicólogo
“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.” (Juramento do Psicólogo)
Neste dia 27 de agosto quero parabenizar e agradecer. Parabenizar a todos os colegas de profissão que superaram vários obstáculos para exercer o nosso fazer, da melhor forma possível neste ano indescritível e inapreensível, onde todas as rotinas foram alteradas e tudo se modificou. Mudamos nossa forma de estar junto, estudar, trabalhar, compartilhar experiências e atender nossos pacientes.
Quando estivemos atendendo presencialmente utilizamos equipamentos que não faziam parte dos nossos instrumentos cotidianos. Utilizamos máscaras, face shield, luvas e as salas tinham e tem cheiro de álcool, nosso consultório acolhedor também tem que ser ainda mais seguro. Os pacientes chegam de máscara e agora isto representa cuidado, um cuidado consigo e um cuidado com o outro. Neste contexto os olhares falam ainda mais e nos reconhecemos no ambiente clínico, terapeuta e paciente seguem com os seus propósitos, tudo ainda está ali, a escuta, o cuidado e a disposição terapêutica.
A segurança do vínculo oportunizou que os conflitos, os sabores e os dessabore, as perdas, as dores e sofrimentos não fossem impedidos de serem acolhidos. A preocupação com a saúde mental, a saúde emocional e as novas regulagens nos relacionamentos continuaram tendo espaço e lugar, foram trabalhadas através das conversas com os seus terapeutas indicando que tudo ainda estava e está ali.
Quando estamos on-line o consultório se virtualiza, nossos atendimentos superaram todos nossos temores, estamos ouvindo e vendo como nunca, estamos na presença dos pacientes. É uma presença diferente pela tela, mas as dores, os sofrimentos, as conquistas e os alívios puderam ser compartilhados. Alívio dos medos e angústias, alívio de resultado de testes, de melhoras de familiares, podemos também compreender cada conquista no ambiente de trabalho, conversar e pensar sobre os novos arranjos doméstico e o equilíbrio difícil entre acompanhar os filhos em aulas, dar conta dos afazeres da casa e trabalhar. Talvez nunca estivemos tão perto e tão dentro da vida dos pacientes, conhecemos seus pets e eles os nossos, uma nova relação foi fundada. Ainda não sabemos o que as máscaras e as telas irão modificar na nossa prática, mas estamos aqui. E como não seguir acompanhando nossos pacientes justamente neste momento de dúvida e medo? Claro que estamos aqui e estamos prontos. Parabéns colegas, é a psicologia presente!
Os desafios do psicólogo escolar, organizacional, institucional, de trânsito e outros também está sendo grande. Nossa categoria nunca foi tão lembrada pela sociedade. Em todos estes contextos o psicólogo foi chamado. Parabéns colegas, como eu disse, é a psicologia presente!
Porém aproveito este dia para agradecer a equipe que compõem esta Clínica e Centro de Estudos. Estamos aqui firme, juntas, compartilhando ideias, criando novos espaços de acolhimento e trabalho, nos ajudando. Nosso time se fortaleceu e ampliou. Muitas foram as nossas reuniões para pensar estratégias de cuidados e atenção aos pacientes e clientes da clínica. Como também entre nós o cuidado e o respeito foi um alicerce. Era inimaginável lá em março, que chegaríamos a agosto, no nosso dia, ainda assim nos reunindo virtualmente. Nossa Jornada Científica de 10 anos também precisará ser reformulada, é um pequeno luto entre tantos outros, mas como somos um espaço vocacionado ao estudo e desenvolvimento profissional, estamos criando o Ciclo de Conversa On-line comemorativo ao aniversário da clínica e assim nos fortalecer ainda mais. É a equipe da Referencial Psicológico presente!
Parabéns e obrigada!
Cristiane de Paula Vieira – CRP 07/08159