Saúde mental não se faz sozinho

Janeiro Branco

3…2…1… Estamos em Janeiro!

Na virada do dia 31 para o dia 01 do novo ano, geralmente,  sentimos como um período de renovação, onde paramos para refletir e fazer um balanço do ano que passou e renovar os desejos e projetos. Vestimos branco, ou não, fazemos brindes, sonhamos. Mas o verdadeiro ano novo começa em como lidamos com os nossos desejos e decisões a cada dia, pois quando deixamos estacionados ou em um modo automático a nossa vida, podemos nos perguntar: o que realmente será novo neste ano novo?

A campanha do “Janeiro Branco” é dedicada a colocar temas como Saúde Mental e Saúde Emocional em evidência na sociedade. Criada em 2013 na cidade Uberlândia MG pelo psicólogo Leonardo Abraão, a campanha visa  chamar atenção e prevenir o adoecimento emocional. A mesma, tem conseguido envolver diversos públicos em prol da conscientização das pessoas a respeito aos cuidados da saúde mental de cada um.

O Janeiro Branco nos convida  a pensar e refletir sobre a vida, condições psicológicas da nossa mente, qualidade dos relacionamentos, sentimentos em termos de saúde mental, dando importância para o que de fato importa: a vida humana, a sua saúde física e saúde mental.

Para cuidar de nossa saúde mental é fundamental conhecermos a nós mesmos, nossos comportamentos e nossos sentimentos. Neste processo de  cuidado da saúde mental estar acompanhado é um importante elemento. No encontro saudável e de qualidade podemos realizar reflexões sobre o cotidiano, conversar abertamente, receber o apoio cuidadoso, ter uma escuta respeitosa e desenvolver o empoderamento do autoconhecimento. Sabemos que o que a boca não fala o corpo sente e assim torna-se possível salvar vidas e promover saúde. Lembre que sempre “há sofrimentos que podem ser prevenidos, dores que podem ser tratadas, cuidadas ou reparadas”.

Seja parte deste elo em prol da saúde mental, ajude um amigo, familiar ou colega, ou procure pessoas para trocar ideias e falar sobre como está se sentindo. E se precisar procure ajuda de um profissional qualificado para atende-lo pois, a saúde emocional, ou mental é tão importante quando a física.

Quando as coisas não andam bem em sua cabeça, elas não andam em lugar nenhum. Converse!

Psicóloga Juliana Graziela Pires CRP 07/31581

Experiência em atendimento clínico individual de crianças, adolescentes e adultos.

 

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Assine e receba novos artigos em seu email

Não gostamos de spam. Respeitaremos sua privacidade.

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.