Espaço Adoleta: um novo projeto na clínica

ESPAÇO ADOLETA

A primeira infância compreende o nascimento até os 6 anos de idade. É uma fase do ciclo vital permeada por aquisições essenciais para a base do desenvolvimento saudável, sendo, portanto, uma fase de aberturas psíquicas importantíssimas. Entretanto, sabemos que há crianças que podem apresentar atrasos dentro daquilo que chamamos de marcos do desenvolvimento infantil. 

Os marcos são referências desenvolvimentais divididas em faixas etárias onde é possível identificar se a criança apresenta ou não aquilo que é esperado para sua idade. Um desenvolvimento inicial que sofre prejuízos traz consequências para as etapas posteriores, afetando não somente a saúde orgânica, mas também psíquica.

Aqui, na clínica Referencial Psicológico, cada vez mais temos buscado estudar sobre aspectos do desenvolvimento infantil e os possíveis atravessamentos naquilo que vamos chamar de esperado ou também chamado de típico. Nesse sentido, muitas foram as indagações que foram construídas e nortearam nosso trilhar ético-profissional para pensar quais caminhos seriam possíveis diante da alta demanda intensificada pelo período pandêmico.

Cada vez mais tem chegado para tratamento – tardiamente – crianças com atrasos significativos em seu desenvolvimento. Diante disso, enquanto profissionais, preocupados com o quão os primeiros anos de vida podem ser decisivos, refletimos sobre a importância de trabalharmos de forma preventiva e precoce, antes que um possível quadro patologizante se instale. Ou seja, não trabalhamos com uma conduta expectante, pois identificar que algo está aquém do esperado para a criança, idade e marcos do desenvolvimento, já é o suficiente para que um trabalho de intervenção precoce tenha início. O tempo é precioso!

Assim, nossa equipe interdisciplinar foi ampliando o olhar e idealizamos o Espaço Adoleta. Através do enfoque psicanalítico, tal espaço, tem como principal objetivo oportunizar um espaço de interação entre crianças e seus pais e/ou responsáveis, promovendo o desenvolvimento das emoções e da comunicação. Como objetivos específicos, a saber: 

  • Ofertar um espaço de convivência/trocas através do brincar e/ou contos;
  • Propiciar um tempo de qualidade e reconhecimento das potencialidades;
  • Trabalhar a comunicação verbal e não verbal;
  • Estimular a imaginação e criatividade;
  • Possibilitar o reconhecimento do corpo e do espaço;
  • Oportunizar o desenvolvimento integral da criança;
  • Dar lugar de forma prática a comunicação entre cuidadores e crianças;
  • Promover o fortalecimento dos vínculos entre filhos(as) e pais/responsáveis.

 

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