A mudança de voz na adolescência

É sabido que com a chegada da adolescência, tanto as meninas (a partir dos 9 anos) quanto os meninos (a partir dos 10 anos), passam por diversas transformações físicas e emocionais. São tantos novos desafios que se impõem que uma das mudanças fisiológicas mais significativas acaba não ganhando o destaque merecido: o processo de muda vocal.
A laringe da criança é curta e alta, o que faz com que a voz alcance tons mais agudos facilmente. Com o desenvolvimento, alongamento e alargamento do aparelho fonador os tons começam a ficar mais graves e a cartilagem cricóide (o famoso gogó) nos meninos pesa e deixa a voz ainda mais grave.
Os adolescentes que fazem uso da voz de forma profissional precisam de ainda mais apoio neste tempo de transição para que o mesmo possa se dar de forma eficiente. Temos como exemplo diversos cantores mirins que, para dar continuidade a carreira precisam de apoio profissional através de fonoterapia.
Mas não são somente os adolescentes famosos que precisam vencer obstáculos durante esse período. Todos passam por essa transição com menores, ou maiores desafios e o suporte profissional pode ser de grande valor.
Muitos sentem vergonha de falar em público, ou acham que sua voz não combina consigo. Por vezes uma muda vocal atrasada ou incompleta pode afetar o prazer de se comunicar, tarefa tão importante na socialização do indivíduo.
Todos nós devemos manter cuidados com a nossa voz, durante todos os períodos da nossa vida, mantendo nosso corpo bem hidratado, evitando competição sonora, fazendo pausas durante períodos longos de exposição vocal, entre outros. Porém, o período mais importante da fase do amadurecimento vocal sem dúvida está ligado ao processo de muda vocal no início da puberdade e precisamos estar atentos aos demais fatores que acompanham esse momento.
O Fonoaudiólogo é o profissional habilitado a apoiar os adolescentes nesse período, tão cheio de novidades, descobertas e desafios!

Equipe Fono Referencial Psicológico

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Assine e receba novos artigos em seu email

Não gostamos de spam. Respeitaremos sua privacidade.

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.